Todas as pessoas estão sujeitas a desenvolver algum problema psicológico, assim, como definir se a primeira opção deve ser o tratamento medicamentoso ou a psicoterapia?
Incialmente, recomendo que se busque por um psicólogo para tratar o emocional, pois a psicoterapia é capaz de tratar os problemas centrais e proporcionar mudanças, resultado que a medicação por si só não alcança. Caso não sejam observadas melhorias, é importante que, juntamente ao seu psicólogo, seja definida se há a necessidade do uso de alguma medicação para complementar o tratamento. Esse conjunto de medidas pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, reduzir os sintomas e aumentar a adesão à intervenção psicoterápica.
A medicação atua como um alivio rápido dos sintomas apresentados e normalmente são prescritos em situações mais agudas da doença. É importante salientar que a suspensão dos medicamentos poderá resultar na volta dos sintomas, pois não tem o objetivo de curar a doença central causadora destes. Havendo a necessidade, a combinação da terapia com a utilização medicamentosa oferece resultados mais eficazes ao tratamento.
É importante ressaltar que psicólogos não podem prescrever nenhum medicamento, essa é função do psiquiatra.
Comentarios