A ansiedade é uma reação natural do corpo para ajudar em novos desafios e situações de perigo, como um sinal de alerta. Porém, ao perceber que esse sentimento está atrapalhando a rotina e trazendo prejuízos, pode, então, ser considerado patológico, visto que compromete a saúde psicológica.
A ansiedade pode resultar em sintomas psicológicos, tais como preocupação excessiva, desequilíbrio dos pensamentos, medo constante, dificuldade em se concentrar, sensação da perda de controle, perfeccionismo e ainda sintomas físicos, como respiração ofegante ou falta de ar, palpitação e dores no peito, fala acelerada, agitação de pernas e braços, enjoo, irritabilidade, boca seca, problemas digestivos, dentre outros.
É preciso observar e reconhecer quando esses sintomas estão incomodando e atrapalhando as atividades rotineiras. A psicoterapia é indicada para um primeiro tratamento, no qual o profissional irá contribuir para identificar fatores que causam a ansiedade e encontrar formas saudáveis de lidar com os sintomas. No entanto, se ainda assim a melhora não for satisfatória, o recurso medicamentoso poderá contribuir para o tratamento.
Comments